segunda-feira, 18 de julho de 2011

Retratos







Quando nos olhamos procuramos sempre ver o lado bom de nós próprios. Os outros, por amizade, cortesia, inveja, ou cinismo encontram uma outra dimensão daquilo que somos, ou parecemos ser. Ninguém reúne o consenso quer do positivismo, quer da maledicência. Há sempre alguém que encontra algo para contrariar e qualificar. Somos pois uma mistura de conceitos, de valores, de expressões. Para uns é valorizado o lado estético; para outros a dimensão humana, o carisma, a inteligência, isto e aquilo, ou, bem vistas as coisas todos temos, ou não, um pouco de tudo. Para o bem ou para a desgraça.

Na História da Arte muitos foram os auto-retratos deixados pelos artistas. As imagens aí estão: umas em pedra, outras em tela, outras em vídeo, outras em fotografia e outras, até, criadas pelo imaginário colectivo. É fácil reconhecer, em muitos casos, quem foram os autores das obras e, nem imaginamos como eram fisicamente os seus criadores. Quem conhece um pouco de pintura reconhece as obras de Matisse, de Bonnard ou de Modigliani, no entanto, pode desconhecer, em absoluto, a fisionomia de cada um deles. Hoje, graças sobretudo à fotografia e às suas características técnicas, uma imagem traduz com fidelidade a realidade, embora, ela, agora, mais que nunca, possa ser transfigurada. E curioso é que não associamos, muitas vezes, as obras à fisionomia e até ao sexo. A obra de arte é assim um produto que transporta consigo muitas interrogações entre o acto de fazer, os seus artistas e a sua natureza. História da Minha Pintura.


E vos deixo com as palavras de Florbela Espanca:


“ Um retrato é apenas a ideia aproximada de uma pessoa. A graça de um sorriso, o olhar, a expressão e tudo quanto para mim é a beleza, não pode verdadeiramente existir num retrato.”

Sem comentários:

Enviar um comentário