segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Mãe e filho




Quando Eu For Pequeno


“Quando eu for pequeno, mãe,
quero ouvir de novo a tua voz
na campânula de som dos meus dias
inquietos, apressados, fustigados pelo medo.
Subirás comigo as ruas íngremes
com a certeza dócil de que só o empedrado
e o cansaço da subida
me entregarão ao sossego do sono…”

De José Jorge Letria


Na História da Arte o tema da “Mãe e Filho” é eternamente recorrente. A “Pietá” de Miguel Ângelo; as “Madonas” renascentistas; Picasso e o período azul; Almada com inúmeros desenhos com mães e filhos e tantos outros, tantos outros. A arte é o reflexo da vida e sempre o elo umbilical constará como forma de analisar - através dos diferentes domínios artísticos - a maravilhosa relação entre seres que estão unidos pelos afectos e pelo sangue. Felizmente que é assim. E porque somos como somos os artistas retratam infinitamente este modo de estar, de conviver, de amar, e de dar sentido à vida. Uma mãe é uma mãe. Amor de mãe é único. E ter um filho é ter uma responsabilidade para os dias todos. Quantas histórias, quantos episódios, quantas dores, quantas alegrias neste relacionamento? E porque é tão abrangente procurei, também eu, retratar uma mãe e um filho comungando um momento igual a tantos outros mas que é sempre muito vivido e amado.

“ O pequeno-almoço” tela de 73x92 cm é uma cena doméstica onde o uso da perspectiva e os diferentes cromatismos acentuam a profundidade e dominam esta composição, cheia de linhas de muitas orientações, na busca da ilusão do espaço. História da Minha Pintura.

E vos deixo com as palavras de Sófocles in "Fedra":

Os filhos são para as mães as âncoras da sua vida.”

Sem comentários:

Enviar um comentário