segunda-feira, 29 de junho de 2015

Espuma, simplesmente espuma

 


 

 
 
João Alfaro
“Carmina”, 2015
Pintura sobre tela de 80 x120 cm
 
 
 
Entre o desejo e a realidade; entre a verdade e a imaginação; entre o sentir e a ausência, as etapas se fazem. Em todos elas fica o propósito. Pelas melhores razões ou pelos caminhos da serpente. Há o possível e o fantasiado. O resto é espuma, simplesmente espuma.
 
 
Dos amores que a vida traz e leva fica sempre tanto do vivido, acreditado ou não. E tudo se consome, entre a espuma dos dias.
 
 
Do nada surge a hecatombe, porque o muito se disfarça nos silêncios e olhares longínquos, que me levam a tentar retratar uns e outros, neste meu modo de olhar o mundo e constatar quanto é doce e belo um gesto simples, umas palavras breves, uns olhares furtuitos, pequenos episódios dos nossos. O resto é espuma, simplesmente espuma.
 
 
 
E vos deixo com as palavras que um dia o escritor colombiano Gabriel Garcia Márquez disse:
 
 
“A vida de uma pessoa não é o que lhe acontece, mas aquilo que recorda e a maneira como o recorda.”


terça-feira, 23 de junho de 2015

Poliedro da vida

 
 

 
 


 
Esta semana não vou falar da minha pintura. Quero mostrar outro lado do poliedro do meu viver. Se faço da arte pictórica um modo de estar em paixão constante, confesso que também partilho outros amores, que são apenas expressões lúdicas exigentes e salutares para o meu bem-estar. O exercício físico – hoje na moda - tornou-se viciante em mim. Dá-me aconchego e fruição nos domínios do corpo e do espírito. É agora já uma rotina semanal, com o encontro entre amigos das corridas por montes e vales, no propósito único de saber aproveitar a natureza e tirar partido do bem que é, com parcos recursos, manter o corpo e a mente sã, tanto quanto possível.
 
 
 
E de tanto gostar resolvi participar numa prova. E aqui estou feliz por ter estado, afinal, apenas num evento insignificante no contexto desportivo, mas muito enriquecedor no ego, de quem vê a prática desportiva como um modo saudável de viver em harmonia com o meio e o próprio corpo.
 
 
 
E vos deixo com as palavras do escritor Jean Giraudoux que um dia disse:
 
“O desporto é o único meio de conservar no homem as qualidades do homem primitivo.”


terça-feira, 16 de junho de 2015

O outro lado

 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
A singularidade cria, em cada um, uma identificação que se expressa de diferentes modos. Na pintura, o mais difícil é ter um estilo próprio reconhecido pelos pares e demais. O que acontece muito é a semelhança e não a diferença, entre a produção estética, da esmagadora maioria de artistas, porque há as modas e é tão fácil estar na mesma onda…. Ter uma expressividade que contemple a modernidade com a estética do belo, numa linguagem de fácil reconhecimento, é o cerne da questão e é, sem dúvida, o calcanhar de Aquiles de muito boa gente. É preciso procurar muito e, só através do honesto trabalho persistente e do amor-próprio se pode chegar a algum lado. Quando se chega…
 
 O outro lado da arte é a identificação, divulgação e registo. Muitos são os processos que se usam para memória futura de todo o trabalho feito. Deixo aqui alguns dos procedimentos utilizados. Abandonei processos, porque, se o objetivo é mostrar ao maior número possível de pessoas o nosso trabalho, o melhor mesmo, nos dias de hoje, é fazer uso das novas tecnologias tão acessíveis e de alcance planetário. É, agora, o caminho que percorro, através, sobretudo, da blogosfera, o melhor meio, sem dúvida, de divulgação. E lá se foi o papel, os cadernos de apontamentos, as fotografias,  os catálogos e os CDs onde anotava tudo o que fazia, quando e como. Outros tempos...
 
 
 
E vos deixo com as palavras que Peter Ustinov disse um dia:
 
“ Comunicação é a arte de ser entendido.”

 


quarta-feira, 10 de junho de 2015

Hino ao amor


 
 
 
João Alfaro
“Catarina: A Grande”, 2015
Pintura sobre tela de 100x100 cm
 
 
Hoje é dia de Portugal. Para uns é apenas um feriado, para outros ainda significa comemorar um projeto épico de séculos. Entre a indiferença ou o gostar de viver e sentir este território com as suas gentes e a sua história quase milenar, há um abismo. Mas o que conta, realmente, é saber estar defendendo o que a consciência dita, segundo padrões de conduta, consciencializados por um longínquo modo de olhar o mundo e, querer participar nele levando os valores julgados maiores.
 
E dos amores que é feita a vida dos homens, amar e respeitar a criança é um dever sublime. Enorme. Felizmente imenso. E porque assim é, a minha pintura procura descrever este espaço territorial onde estou inserido, sem sofismas, apenas e só, mostrando os encantos que a beleza humana transporta, e neles, o olhar de uma criança é, seguramente, um raio de luz que nos conduz para o futuro, com a esperança de dias melhores e a continuação da transmissão dos valores que tanto nos deveria orgulhar.
 
 
 
E vos deixo com a poesia de Fernando Pessoa:

 


 
“A criança que fui chora na estrada.

Deixei-a ali quando vim ser quem sou.

Mas hoje, vendo que o que sou é nada,

Quero ir buscar quem fui onde ficou.”


 
 
 


segunda-feira, 1 de junho de 2015

Dia da criança

 
 
 
 
 
 
João Alfaro
“Catarina: A Grande”
Pintura sobre tela de 100x100 cm ( em construção)
 
 
 
Do melhor que este mundo tem, certamente, o encanto fascinante da adoração por uma criança é, por si só, o maior de todos. Elas são a razão para que a vida tenha algum significado, e o futuro seja um olhar para depois de nós. Só assim faz sentido gostar tanto de amar os filhos. É um elo para todo o sempre, com as variáveis que o destino comporta, nas lembranças felizes e nas inevitáveis tragédias. Nem tudo é fácil, mas a inocência, a descoberta e o olhar de um pedaço de nós que quisemos criar, é a expressão máxima de que a vida é bela, quando os nossos olhos se cruzam e neles depositamos todos os nossos sonhos.
 
 
“Catarina: A Grande” é um retrato de uma criança que merece o melhor dos mundos, se os adultos souberem construir o futuro.
 
 
 
E vos deixo com as palavras de Louis Pasteur, biólogo francês do século XIX, que disse um dia:
 
“Quando vejo uma criança, ela inspira-me dois sentimentos: ternura, pelo que é, e respeito pelo que pode vir a ser.“