segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A luta continua






“ O homem nasceu para lutar e a sua vida é uma eterna batalha.”
Thomas Carlyle.


A luta faz parte da vida. Aqui, e, em todo o lado. Pelos melhores propósitos e, pelo pior que há no âmago humano. O trabalho é uma luta pelo desejo da perfeição ou, simplesmente, uma imposição. Neste nosso tempo de tantas lutas e tantas incertezas, tudo pode mudar, transformando os valores e mudando as consciências. Criar é difícil mas... destruir é facílimo. O trabalho de uma vida, um nome, um percurso, tudo pode desmoronar num ápice, no entanto, a luta continua, porque há sempre quem acredite no melhor que há em nós.


Gosto de trabalhar por séries, por temas, por dimensões semelhantes e até cromáticas. Para 2011 pretendo fazer uma vintena de telas de 100x81 cm. Agora vou mostrando o meu modo de agir e o andamento das obras através da execução, das diferentes etapas, das muitas cores que surgem e desaparecem, e dos múltiplos jogos de construções e destruições que geram a pintura. Esta obra, ainda muito longe da sua conclusão, é o exemplo das muitas lutas que fazem parte da vida de um pintor. História da Minha Pintura.


E vos deixo com a mestria de Sarah Chang tocando Sarasate Aires.

1 comentário:

  1. Os quadros são , na minha modestíssima opinião (e visualisei-os durante bastante tempo em consonância com a leitura do texto), um exemplo belíssimo e real de que, na verdade, "a luta continua" em cada segundo das nossas vidas. Por que razão é que me estou a lembrar de Cesário Verde?
    Fátima Amarante

    ResponderEliminar