quinta-feira, 9 de julho de 2009

A viagem da minha vida





Há viagens que se fazem e que nos marcam profundamente. A viagem da minha vida - até hoje, ocorreu na Europa. O que vi deixou-me deslumbrado. Tudo é tão bonito. Tudo é tão belo. É a História, é a paisagem, é a arquitectura, é a tradição, é a língua, é este e o outro e mais o outro e todos os outros museus, é a gastronomia, é a luz, é a cor …é a Itália.
É a cultura greco-romana ali tão viva que me apaixonou com a miscelânea de terra em terra, de cidade em cidade, de pintor em pintor. Foi uma viagem de sonho.

Esta aguarela só foi possível porque estive onde estive e vivi como vivi.

E vos deixo com o livro editado pela Europa-América, que um grande amigo e escritor - José Catarino Cipriano -, me recomendou, recentemente, e que paulatinamente estou a ler: A Ilíada de Homero.

“ …Sentados perto de Zeus, os deuses reuniram-se em conselho sobre o pavimento de ouro. Entre eles, a venerável Hebe servia o néctar, e todos brindavam com as taças de ouro, enquanto contemplavam a cidade dos Troianos…”

2 comentários:

  1. "...Cá estamos num dos lindos e deliciosos sítios da terra: o vale de Santarém, pátria dos rouxinóis e das madressilvas, cinta de faias belas e de loureiros viçosos. Disto é que não tem Paris, nem França nem terra alguma do Ocidente senão a nossa terra, e vale bem por tantas, tantas coisas que nos faltam."
    Viagens na Minha Terra/ Almeida Garrett

    ResponderEliminar
  2. João Alfaro é sempre um presente!
    Muito obrigada!

    ResponderEliminar